sábado, 7 de abril de 2018

Especial Mussum



"O Governo tá certis. Rapaz"

Mussum forévis

por Gibran Teske
29 de julho de 1994, esse foi o dia em que o samba brasileiro, a televisão brasileira, o cinema brasileiro, e o humor brasileiro perderam um grande artista. Por isso para matar a saudadis o Cinematrônico vai fazer um especial sobre a trajetória do Mussum, o Kid Mumu da Mangueira.

Apelido que virou nome artístico
O humorista Antônio Carlos Bernardes Gomes nasceu no dia 7 de abril de 1941 Morro da Cachoeirinha no Rio de Janeiro, ele foi militar e nos anos 60 atuou no humorístico Bairro Feliz. Foi nessa época que ele ganhou o famoso apelido, diz a lenda que foi o ator Grande Otelo que o apelidou. Antônio Carlos gostou tanto do apelido que ele acabou se tornando seu nome artístico
Mussum sambista
“Assassinaram o Camarão
Assim começou a tragédia
No fundo do mar
O caranguejo levou prêso
O tubarão
Siri sequestrou a sardinha
Tentando fazer confessar
O guaiamum que não se apavora
Disse:-Eu que vou investigar...”

Essa música se chama “O Assassinato do Camarão”, ela é um dos sucessos do grupo Originais do Samba que foi fundado por Mussum que era um sambista de primeira e era fanático pela Mangueira. A permanência do humorista sambista continuou até que o grupo humorístico Os Trapalhões foi para a Rede Globo onde fez um enorme sucesso e permaneceu até a morte do Zacarias e do Mussum.
Durante os Trapalhões o Mussum lançou um disco solo.

Mussum nos Os Trapalhões
Podemos dizer que esse foi o auge da carreira do Mussum. A sua extensa passagem pelos Trapalhões foi marcada por 29 anos em programas dominicais, e 27 filmes sendo o último o Os Trapalhões e a Árvore da Juventude, sempre brindando os fãs com bordões clássicos como “Cacildis” e “Só no Forévis” . Com os Trapalhões ele gravou vários discos (exceto o Forró dos Trapalhões que não tem a participação do Mussum)

DEMUZA
Em 1983 houve um temporário rompimento no Os Trapalhões. Renato Aragão decidiu fazer sozinho o filme O Trapalhão e a Arca de Noé pela sua produtora já Dédé, Mussum e Zacarias criaram a produtora DEMUZA que fez um filme que se chama Atrapalhando a Suate.

Morte do Mussum
No dia 29 de julho de 1994 o humorista faleceu em decorrência de um infarto enquanto se recuperava de um transplante. Desde sua morte em 1994 o Mussum ganhou várias homenagens. Como é o caso do bordão Só No Forévis que se tornou título do quinto disco da banda Raimundos. Os internautas não ficaram de fora das homenagens ao Mussum. Graças a eles o humorista ganhou fama virtual com seu nome e sua imagem sempre aparecendo nas redes sociais.

Novidades
Em 2014 ano em que completou 20 anos da morte do humorista ele ganhou uma biografia chamada Mussum Forévis - Samba, Mé e Trapalhões que será adaptado para os cinemas, o longa vai se chamar Mussum - O filmis com o Ailton Graça interpretando o Antônio Carlos Bernardes. Em 2017 o Canal Viva estreou um programa remake dos Trapalhões que fará homenagem aos 40 anos da estréia dos Trapalhões na Globo com o Mumuzinho fazendo o Mussa que é sobrinho do personagem Mussum

É isso

Nenhum comentário:

Postar um comentário